Poliscivita


POLISCIVITA é um blog que trata da filosofia geral, da filosofia jurídica e da sociologia de forma interdisciplinar. Junte-se a nós com seus comentários pertinentes.


quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A NATUREZA DO VALOR

Tipos de valor
Axiologia é o estudo dos valores. Possui três questões fundamentais: 1. natureza (valores são objetivos ou subjetivos, pessoais ou impessoais?), 2. tempo (valores são variáveis ou constantes?), 3. importância (existem hierarquia de valores?).
1. Valores objetivos existem independente dos sentimentos. São da própria natureza do universo. São ontológicas (próprios do ser humano). Ex. a beleza intrínseca do pôr-do-sol. Os subjetivos relacionam-se com o desejo pessoal, de criação humana.
2. Valores absolutos são constantes, não mudam com o passar do tempo. Os transitórios são reações às necessidades do homem. São mais sociais. Costumes e valores de uma tribo são diferentes de um urbano; o valor “moral”: o que antes era considerado imoral, hoje não o é.
3. A hierarquia de valores depende de cada um de nós, pois somos nós que a fazemos. Quais são mais importantes? Os valores religiosos, empíricos, etc.? O que o homem aprecia pode ser diferente do que eles dizem apreciar. Ex. políticos que mentem quando dizem que apreciam a honestidade.

Ética
É a conduta moral. Valores corretos para ações corretas. Dois tipos de teoria ética: intuicionismo e naturalismo. O primeiro declara que valores morais são diretamente apreendidos. O segundo, o homem é o originador e a medida de seus próprios valores. Exemplo: relações sexuais pré-maritais.

Estética
Relaciona-se com beleza e arte e inclina-se para um critério mais pessoal. A arte deve ser imitativa ou representativa? Artista quer liberdade. Arte que não consegue comunicar sua mensagem não pode ser autêntica. Artista pode não ser reconhecido em sua época, e suas obras podem valer mais depois de sua morte. Ele pode estar criando para gerações futuras.

A NATUREZA DO PENSAMENTO ORDENADO

Tipos de lógica
Lógica é o estudo do pensamento correto e ordenado. Estabelece critérios, autocontadição ou exclusão. Exemplo dos alunos que dizem para o professor que choveu porque o chão está molhado. Será que não foi lavado? Qual é a lógica disto? Professor deve cultivar a capacidade de pensar clara e corretamente. Examinemos dois tipos de lógica.

Lógica dedutiva
Dedução é a forma de raciocínio que parte de uma afirmação geral para uma particular. O silogismo é um raciocínio lógico dedutivo. Exemplo: Todos os homens são mortais. João é um homem. Logo, João é mortal. Nem sempre funciona. Exemplo: Todos os comunistas são totalitários. Todos os fascistas são totalitários. Logo, todos os fascistas são comunistas.

Lógica indutiva
É o raciocínio que parte do particular para o geral. Professor deve tomar cuidado para não cair em generalizações durante suas explicações.

Lógica e psicologia
Psicologia examina o processo real e concreto de pensar, a lógica estuda o conteúdo do que é pensado. Se um professor recompensar um estudante por pensar logicamente, o estudante vai querer continuar pensando logicamente para receber a recompensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário